A biblioteca da FCNAUP dispõe de um novo recurso online "Nutrition Chill Out". O principal objetivo do "Nutrition Chill Out" é promover a leitura (descontraída) das obras existentes na nossa biblioteca a partir da seleção de alguns excertos pertinentes para um dado tema da atualidade ou para assinalar datas de interesse.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

Como produzir alimentos com boa energia?| 29.05.2019 (Dia Nacional da Energia)

                                                                             


(Fonte: Imagem de Devanath por Pixabay)
A Biblioteca da FCNAUP junta-se à comemoração nacional da energia, assinalada anualmente no dia 29 de maio, Dia Nacional da Energia, instituído em Portugal em 1981, pela Direção-geral de Energia.

A aposta na eficiência energética e nas energias renováveis tem sido apanágio de várias campanhas de sensibilização e políticas de regulação do uso da energia. Acreditamos que a percepção do uso da energia pelos consumidores tem vindo a alterar-se nos últimos tempos, tendo em vista um uso efetivamente mais eficiente e poupado, consciente da importância em preservar os recursos naturais e do impacto ambiental das opções de consumo de cada um.

The greatest shortcoming of the human race is our inability to understand the exponential function.“ (Albert Bartlett)

Os diferentes modos e tecnologias de produção e de embalagem de alimentos e os atuais padrões de consumo alimentar e gestão de desperdício alimentar contribuem para marcar a pegada ambiental da alimentação neste contexto energético. Como produzir alimentos e refeições de qualidade e sustentáveis? Como promover a produção e consumo de alimentos numa economia de baixo carbono?

Selecionamos um conjunto de materiais que julgamos ter interesse para uma leitura (descontraída) sobre este tema e aproveitamos para desejar BOA ENERGIA para a época de exames dos nossos estudantes! 


Sugestões para leitura


-Alimentar o futuro: uma reflexão sobre sustentabilidade alimentar, APN| 2017


       Adicionalmente, divulgamos a participação da FCNAUP na unidade curricular "Sustentabilidade da Produção e Consumo Alimentar", premiada com o Prémio Inovação Pedagógica da UPorto (inscrições abertas).


Sugestões para consulta na biblioteca




Sem comentários:

Enviar um comentário