A biblioteca da FCNAUP dispõe de um novo recurso online "Nutrition Chill Out". O principal objetivo do "Nutrition Chill Out" é promover a leitura (descontraída) das obras existentes na nossa biblioteca a partir da seleção de alguns excertos pertinentes para um dado tema da atualidade ou para assinalar datas de interesse.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

Le Puits d´Amour: o prazer na gastronomia | 04.2021

 

Fonte: Imagem de S. Hermann & F. Richter or Pixabay


O simbolismo libidinoso de alimentos e do ato de comer tem sido alvo de representação generalizada na Arte, na Cultura e no Imaginário de várias civilizações, ao longo dos tempos. O próprio vocabulário de cariz erótico traduz de forma vívida as relações luxuriosas entre o Amor e a Comida.


Sempre existiu a procura por alimentos “afrodisíacos” naturais como o chocolate, os espargos ou as ostras e a utilização de ingredientes estimulantes como ervas aromáticas e especiarias é parte constituinte do património gastronómico intemporal. Da mesma forma, a confeção de pratos com analogias eróticas está documentada na História Gastronómica portuguesa e europeia. Citamos o caso do escândalo cortês criado à volta da sobremesa “Le PuitsAmour”, de Vincent La Chapelle, oferecida, na corte de Luís XV, nos jantares mais íntimos. A sociedade da época não foi indiferente às conotações veladas da concha de massa folhada recheada com geleia de groselha, sendo que o recheio foi posteriormente substituído por um creme de pasteleiro caramelizado para torná-la mais “aceitável”…


“O erotismo está para a sexualidade tal como a gastronomia para a cozinha” (Pasini, El cibo e l´amore, 1994)


Os filósofos clássicos, como Platão, reconheciam a dimensão hedonista da “arte culinária”, contribuindo para a fruição e o gozo na alimentação, ainda que de uma forma regrada “de modo a que sem doença se colha o seu prazer” (Platão, O Banquete). Atualmente, sublinha-se o papel da satisfação sensorial oferecida pelos alimentos e pela alimentação no desejo e na escolha alimentar do consumidor, sendo que o prazer na experiência gastronómica deve ser um fator considerado na procura de estratégias que promovam a adoção de hábitos alimentares saudáveis e a prevenção de doenças relacionadas.


Selecionamos um conjunto de materiais que julgamos ter interesse para uma leitura (descontraída) sobre este tema.


Sugestões para leitura

A holistic aesthetic experience model: Creating a harmonious dining environment to increase customers' perceived pleasure (2020)

Food with influence in the sexual and reproductive health (2019)

A mixed method approach to understanding the role of emotions and sensual delight in dining experience (2012)

             

Sugestões para consulta de obras na Biblioteca












Sem comentários:

Enviar um comentário