(Fonte: https://www.randomactsofkindness.org)
A Biblioteca da FCNAUP junta-se à comemoração mundial da bondade, assinalada anualmente no dia 13 de novembro, Dia Mundial da Bondade, instituído pelo World kindness movement.
“Nenhum ato de bondade, por mais pequeno que seja, é desperdiçado” (Ésopo)
Desde a oferta de alimentos ou refeições até ao consumo de alimentos locais e à gestão de desperdício, as nossas opções alimentares podem manifestar-se em actos de bondade com impacto na sociedade, na economia e no ambiente e refletem o compromisso com a responsabilidade social da alimentação e a sustentabilidade do sistema alimentar do qual somos parte integrante.
O poder da alimentação deve ser gerido com bondade no nosso relacionamento com nós próprios, com os outros e com o mundo que nos rodeia.
“Temos que reflectir em termos humanos e universais: Deixamo-nos matar, cada vez mais depressa e com mais despesas, pela fúria consumista e pelo lixo alimentar? Vamos concorrer com o nosso esbanjamento para a usura dos recursos alimentares e para a fome dos mais pobres?” (Emílio Peres)
No Código Deontológico da Ordem dos Nutricionistas, em Portugal, valoriza-se o princípio geral da beneficência e assume-se como dever geral do nutricionista “Colocar a sua capacidade ao serviço do interesse público inerente à profissão” (Artigo 4.º, alínea f.).
Selecionamos um conjunto de materiais que julgamos ter interesse para uma leitura (descontraída) sobre este tema.
Sugestões para leitura
-The science of kindness, Random Acts of Kindness| 1995-2018
-On the Role of Self-compassion and Self-kindness in Weight Regulation and Health Behavior Change| 2017
-Desigualdades Sociais, PNPAS| 2014
Sugestões para consulta na biblioteca
Sem comentários:
Enviar um comentário