A biblioteca da FCNAUP dispõe de um novo recurso online "Nutrition Chill Out". O principal objetivo do "Nutrition Chill Out" é promover a leitura (descontraída) das obras existentes na nossa biblioteca a partir da seleção de alguns excertos pertinentes para um dado tema da atualidade ou para assinalar datas de interesse.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Nutrição em português na comunicação científica | Dia Internacional da Língua Materna (21.02.2016)





A Biblioteca da FCNAUP junta-se à comemoração mundial do Dia Internacional da Língua Materna, promovida anualmente pela UNESCO no dia 21 de fevereiro, com o objetivo de promover a diversidade linguística, cultural e o plurilinguismo.
A UNESCO lembra que, apesar de existirem cerca de 7000 línguas faladas no mundo, mais de metade está propensa a desaparecer em poucas gerações, acresce que 90% dessas línguas são faladas por apenas 4% da população do mundo. Poucas línguas tiveram ou têm lugar de destaque nos sistemas de educação ou nos meios de comunicação social. No domínio da divulgação científica (e do ensino superior, de uma forma crescente), a língua inglesa é a língua franca por excelência.

Embora a língua portuguesa não se encontre “ameaçada” dado o número elevado de falantes, considera-se importante refletir sobre a necessidade de recorremos à língua materna no âmbito da publicação científica e divulgação de resultados de investigação desenvolvida na área das Ciências da Nutrição e Alimentação Humana junto da comunidade académica e do público em geral, por um lado, e no âmbito da educação alimentar em populações locais, por outro lado. A terminologia em língua materna assume um papel fundamental na comunicação entre profissionais e entre estes e a população em geral.
Aproveitamos esta oportunidade para aconselhar os nossos autores - docentes, investigadores e estudantes da FCNAUP, a submeterem artigos para publicação em revistas científicas nacionais, pois ainda que o âmbito de divulgação seja mais restrito, consideramos fundamental a publicação de ciência em português para um público de profissionais e não profissionais que de outra forma dificilmente seria abrangido. Consulte a FAQ dedicada a este tópico.
A par do convite à participação nestas iniciativas, sugerimos a consulta e a leitura de bibliografia sugerida pela biblioteca da FCNAUP sobre este tema e com interesse para as Ciências da Nutrição e Alimentação. 
 
Sugestões para leitura
  • Disadvantages of publishing biomedical research articles in English for non-native speakers of English | 2015 (Full Text) 
  • 'Language is the source of misunderstandings'--impact of terminology on public perceptions of health promotion messages | 2015 (Full Text)
  • FAO Indigenous Peoples' food systems & well-being | 2013 (Full Text)
  • Language and multilingualism in scientific communication| 2009 (Full Text)
  • Is there science before English? | 2007 (Full Text)
  
Sugestões para consulta

Scielo: interface público para pesquisa de artigos científicos publicados em publicações periódicas, em acesso livre, de âmbito multidisciplinar provenientes do Brasil e países da América Latina, recentemente alargado a Espanha e Portugal. Atualmente, indexa artigos de mais de 1200 títulos de revistas de várias áreas do saber. A Scielo é também uma plataforma de publicação online de revistas científicas em open access.

URL site Portugal: http://www.scielo.mec.pt/

Na área das Ciências da Nutrição e Alimentação, o idioma português lidera os resultados obtidos na pesquisa (ver exemplo abaixo: pesquisa termo “alimentação”)




















Consulte outras bases de dados para pesquisa de artigos científicos na página dos Recursos Eletrónicos da Biblioteca da FCNAUP

Algumas revistas nacionais na área das Ciências da Nutrição e Alimentação

Sem comentários:

Enviar um comentário