A biblioteca da FCNAUP dispõe de um novo recurso online "Nutrition Chill Out". O principal objetivo do "Nutrition Chill Out" é promover a leitura (descontraída) das obras existentes na nossa biblioteca a partir da seleção de alguns excertos pertinentes para um dado tema da atualidade ou para assinalar datas de interesse.

terça-feira, 22 de março de 2022

Sustentabilidade: rio semântico ou murmúrio coletivo? | Dia Mundial da Saúde 07.04.2022

 

                                                                      Fonte da imagem: WHO

A Biblioteca da FCNAUP junta-se à comemoração mundial do Dia Mundial da Saúde assinalada anualmente no 07 de abril. A Organização Mundial da Saúde divulgou o tema da campanha anual para 2022: “Our planet, our health: clean our air, water and food.”.

As preocupações com a saúde do planeta e a sustentabilidade das ações humanas têm persistido ao longo do tempo na consciência coletiva e individual das populações e estão presentes na agenda política de várias países e organizações mundiais desde a década de 80. Originalmente conotado com o "desenvolvimento económico sustentável", o termo sustentabilidade tem sido apropriado por várias áreas do saber, desde o ambiente ou a saúde, à arquitetura, à sociedade ou à cultura, sendo que atualmente representa um conceito multidimensional: um "rio semântico" (nas palavras de Kundera), por onde passa, ganha novos significados, que vai somando aos anteriores.

“O chapéu-coco era o leito de um rio, e Sabina via nele, de cada vez, um novo rio correndo, um rio semântico: o mesmo objeto suscitava de cada vez um outro significado, mas esse significado repercutia (como num eco, num cortejo de ecos) todos os significados anteriores”. (M. Kundera, 1984)

Na esfera da Alimentação e da Nutrição, o pensamento estratégico mundial está alinhado com os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da ONU, no combate à fome, à pobreza ou às desigualdades sociais. A título de exemplo, sublinhamos as preocupações definidas pela FAO no Quadro Estratégico 2022-2031 para uma “melhor produção, melhor nutrição, melhor meio ambiente e uma vida melhor”, ou os cinco principais desafios identificados pelo EIT Food para o sistema alimentar europeu em 2022, dos quais destacamos a adoção de práticas agrícolas “regenerativas”, o consumo de “proteínas alternativas” ou o recurso a sistemas de rotulagem “ambiental” dos alimentos.

A par do reconhecimento crescente pela comunidade científica da existência de benefícios mútuos decorrentes das interações entre os sistemas alimentares (desde a produção de alimentos até ao consumo e gestão de desperdício), e a saúde, o ambiente, a economia, a sociedade e até a cultura, tem sido sublinhado o impacto das dietas saudáveis e sustentáveis no ambiente e na saúde das populações.

Sustainable Healthy Diets are dietary patterns that promote all dimensions of individuals’ health and wellbeing; have low environmental pressure and impact; are accessible, affordable, safe and equitable; and are culturally acceptable. (FAO/OMS, 2019)

Ao termo “healthy diet”, acrescem novas expressões como “sustainable diets”, “sustainable healthy diets” e mais recentemente “planet-based diets”. As dietas “nutricionalmente adequadas” ganham uma dimensão renovada à luz da sustentabilidade: promovem a saúde holística dos indivíduos, respeitam a biodiversidade e o ecossistema, são seguras e saudáveis e também culturalmente aceites, acessíveis e economicamente justas.

Sustentabilidade (também alimentar), mais do que "um rio semântico" que enforma o seu caudal por onde passa, faz-se ouvir em murmúrio coletivo que nos responsabiliza por cuidar (sustentare) de nós próprios e dos outros, dos contemporâneos e dos vindouros, e do planeta, atual e futuro.

Mas a questão não está em sofrer ou não de cárie dentária, de osteoporose, de anemia, de intolerância à glicose, de carcinoma ou de outro mal qualquer. Está em saber quando é que será impossível viver. É altura de perguntarmos: vamos deixar que envenenem o nosso meio ambiente?(Emílio Peres. Vamos deixar que envenenem o nosso meio ambiente?, 1978).

Sugestões de leitura

Healthy and sustainable dietary patterns in children and adolescents: a systematic review. 2021 (autoria de docentes da FCNAUP, FullText UPorto)

 

FAO/OMS. Sustainable healthy diets: Guiding principles. 2019 (Open access)

Contributos para uma estratégia de promoção da alimentação saudável e sustentável em Portugal. 2016 (autoria de docentes da FCNAUP, Open Access)

APN. Alimentar o futuro: uma reflexão sobre sustentabilidade alimentar. 2016 (Open access)

Sugestões para consulta de obras na Biblioteca





Sem comentários:

Enviar um comentário