A biblioteca da FCNAUP dispõe de um novo recurso online "Nutrition Chill Out". O principal objetivo do "Nutrition Chill Out" é promover a leitura (descontraída) das obras existentes na nossa biblioteca a partir da seleção de alguns excertos pertinentes para um dado tema da atualidade ou para assinalar datas de interesse.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

A sardinha não se come sozinha| A comensalidade nas festas populares | 06.2016

















(Fonte: http://aprenderumacoisanovapordia.blogs.sapo.pt/2015/06/)

A Biblioteca da FCNAUP convida à reflexão da importância da alimentação e da comensalidade nas festas populares que acontecem um pouco por todo o país durante o mês de junho.
A alimentação humana é um ato social e cultural e a partilha de alimentos, através das “refeições à mesa” - também denominada comensalidade, é uma das expressões da função social da alimentação.
As festas populares revelam-se convites propícios à comensalidade e ao convívio à volta da mesa e da alimentação.

Transcrevemos uma citação da autoria de Emílio Peres sobre a alimentação em épocas festivas:

“Distenda-se, conviva, goze a comida. (…) faça da mesa um momento de comunhão.” / “O festim gastronómico é desejável: abundância e qualidade fora da norma não fazem mal quando episódicas. Mas nada de banquetes todos os dias; e, quando os fizer, não estrague a festa dos outros (…) a falar no que deveria e não deveria comer.”
(Fonte: Bem comidos, bem bebidos, 1997, pp.173-174)

A sardinha, o pimento, o pão de milho e o caldo verde são os alimentos que reinam nestes episódios de comensalidade festiva e refletem parte de alguns dos hábitos alimentares e do estilo de vida que definem o padrão alimentar mediterrânico, reconhecido mundialmente como património milenar a preservar.
Aproveitamos esta oportunidade para divulgar o cartaz da (nova) roda da Alimentação Mediterrânica, lançada recentemente, e que conta com a coordenação científica de investigadores da FCNAUP. O guia alimentar atual valoriza igualmente a comensalidade através do princípio “Partilhe refeições. Partilhe tradições.”.

A par do convite à participação nestas iniciativas, sugerimos a consulta e a leitura de bibliografia sugerida pela biblioteca da FCNAUP sobre este tema e com interesse para as Ciências da Nutrição e Alimentação. 
 
Sugestões para leitura
The edible monument: the art of food for festivals| Getty Research Institute | 2016 (Catálogo da Exposição Full Text)
Festivals as agents for behaviour change: A study of food festival engagement and subsequent food choices | 2015 (Full Text U.Porto)
O espaço social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares| 2003 (Full Text) 
Alimentação nas festas dos santos populares |APN | 2011 (Full Text)
 
Sugestões para consulta

Sem comentários:

Enviar um comentário